Island RPG Makers-Suporte e Desenvolvimento em RPGM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bom pelo que alguns sabem estamos fechados desde o dia 24/12/10,aqui mais um fórum de RPG Maker R.I.P podem floodar a vontade =/
 
PortalInícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 [Iniciante]O Roteiro do seu RPG

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Vash
Maker
Maker



Mensagens : 59
Fama : 106
Data de inscrição : 02/05/2010

Estatisticas
Galeria de Premios:

[Iniciante]O Roteiro do seu RPG Empty
MensagemAssunto: [Iniciante]O Roteiro do seu RPG   [Iniciante]O Roteiro do seu RPG EmptyDom maio 02, 2010 6:22 pm

Primeiramente eu já vi muitos projetos que tem muitos clichês e histórias fracas mal boladas, então eu resolvi postar um tutorial de como criar um roteiro bom, principalmente para iniciantes. :Dkk


O Roteiro do seu RPG

Por Henrique de Breia e Szolnoky

Introdução

Não basta aprender só a mexer no progama RPG Maker. Para se fazer um bom RPG é
preciso, acima de tudo, um bom roteiro. Ninguém gosta daquele jogo vazio, sem
emoção alguma, com personagens sem graça e situações monótonas. Por isso, foi
criado esse tutorial para ajudá-lo a escrever o roteiro do seu jogo.

A Estrutura Inicial

A estrutura da história de um filme é assim:
existem os personagens. Alguma coisa ruim acontece. Os personagens precisam
resolver essa situação ruim, mas muitas dificuldades são colocadas no caminho.
O ponto mais emocionante da história, o clímax, é o confronto final dos
personagens com o problema que estão enfrentando e o final da história é um
resultado desse confronto, seja ele bom ou ruim.
Nos jogos não é diferente, mas em um RPG, existem mais
personagens e mais problemas. Ou seja, é uma história maior, mais complexa.

O Personagem Principal

A primeira coisa a fazer é pensar no seu protagonista, o
personagem principal da história. Escolha um sexo, uma idade e pense qual seria
o passado desse personagem. O que aconteceu com ele na infância, na
adolescência, pense em tudo o que ocorreu em sua vida até o momento em que a
sua história se inicia. Assim, dá para se um personagem amargo ou furioso. Se
nasceu em um reinado, pode ser mimado ou então revoltado com o excesso de
cuidado. É importante conhecer o passado do seu personagem para saber como ele
é e qual a situação dele no começo da sua saga.

O Universo

Depois de ter pensado no seu protagonista, é hora de pensar
em como é o mundo em que ele está. É um mundo árido, como um deserto? É uma
floresta? Um castelo? Quem são as pessoas que o cercam? São amigos? Ladrões?
Colegas de trabalho?
Essas perguntas estão ligadas ao passado que você criou. Por
exemplo: se seu herói perdeu os pais quando era pequeno, em sua história, ele
pode estar morando com os tios ou estar preso em um lar adotivo. Se nasceu príncipe,
pode morar em um castelo elegante. Depois de ter pensado no passado dele, é fácil
definir como ele está hoje e, a partir daí, definir como é o mundo que o cerca,
seja na era medieval ou no futuro mais distantes.

O Problema

Quando o mundo do personagem estiver pronto, você precisa
decidir o que vai acontecer de errado. Qual vai ser o problema que vai
atormentar o seu herói? Um artefato muito perigoso, que pode colocar o mundo em
risco? Uma pessoa que foi seqüestrada? Um tesouro perdido, que precisa ser encontrado?
Não importa o que você escolha para desafiá-lo, desde que o
mundo dele esteja mudando de um jeito que o incomoda e o faz correr atrás da
solução. Quanto mais complicado o problema, mais emocionante a história.

Os Amigos e Inimigos

Depois que o problema for definido, você pode pensar em
quem vai ajudar seu personagem e quem vai atrapalhá-lo. Quem será amigo dele?
Por que eles irão ajudá-lo? Como irão ajudá-lo? E os inimigos? Por que querem o
mal dele? Como vão atrapalhá-lo?
Para fazer um RPG bom mesmo, é legal pensar nos aliados e
nos inimigos do seu personagem do mesmo jeito que você pensou no próprio protagonista.
Ou seja, bolar um passado que explica por que esses personagens são desse jeito
hoje em dia. Assim,
o relacionamento entre eles fica mais complexo e o RPG, mais interessante.

A Aventura

Quando a turma toda estiver pronta, você deve pensar no que
o seu grupo precisará fazer para resolver o problema que está os atormentando. Uma
longa viagem? Uma busca rápida? Uma caçada ao tesouro? Um trabalho de detetive?
Depois que os personagens estiverem prontos e o problema
definido, não é difícil saber o que precisará ser feito para o seu grupo poder
viver em paz mais uma vez. Ai, é só imaginar quem eles irão enfrentar, quem vai
morrer e quem vai viver, enfim, tudo o que vai acontecer enquanto eles tentam
resolver o problema, até o confronto final(o clímax).

O Confronto Final

A última parte da história é quando seus personagens encontram
uma forma de resolver o problema. Seja enfrentando um mostro, salvando alguém ou
recuperando algum artefato, é a última chance de se livrar da situação que os atormenta.
É ou tudo, ou nada. A carga emocional é grande, assim como o risco.
Nos bons RPGs, o clímax da história não é só externo – é também
o momento em que os personagens resolvem algum problema interno, como uma paixão
não resolvida, um ódio muito grande ou uma dúvida misteriosa.
O clímax é o momento em que tudo se resolve. O final não
precisa necessariamente se bom. Não conseguir impedir que a princesa morra, por
exemplo, é um final ruim, mas é um jeito de terminar com o problema (já que ela
não sofre mais nas mãos do vilão).

O Final da História

Depois de tudo isso, os seus personagens conseguiram o que
queriam. Tudo foi resolvido, seja para o bem ou para o mal. Agora, o mundo
deles volta a ser mesmo, mas sempre a algo que mudou em conseqüência do
confronto final – seja no mundo em si (uma explosão que deixou uma cratera, por
exemplo) ou no próprio personagem (um príncipe esnobe que aprendeu a ser
humilde, por exemplo). Sempre há uma mudança.
Existe a possibilidade de uma continuação. Nesse caso, o
problema não foi completamente resolvido e os seus personagens precisarão enfrentá-lo
mais uma vez. Ou então a resolução do problema gerou outro – por exemplo,
vencer uma batalha faz com que quem perdeu deseje vingança.

Mãos à Obra

Agora, é hora de escrever. Escrever, escrever, escrever,
sem parar. Um ótimo exercício é estudar os games que você está jogando pensando
no que foi explicado nesse tutorial. Pense nos personagens, nos problemas, faça
anotações e analise tudo. Você vai ver que a maioria dos jogos, senão todos,
segue essa linha.
Depois, mão na massa! Fuja dos clichês.

Creditos:
Henrique de Breia e Szolnoky por criar.
Eu por postar. :Dkk
Ir para o topo Ir para baixo
M_Fumetsu
Administrador
Administrador
M_Fumetsu


Mensagens : 182
Fama : 626
Data de inscrição : 14/02/2010
Idade : 27
Localização : Uruguaiana-RS

Estatisticas
Galeria de Premios:

[Iniciante]O Roteiro do seu RPG Empty
MensagemAssunto: Re: [Iniciante]O Roteiro do seu RPG   [Iniciante]O Roteiro do seu RPG EmptySeg maio 24, 2010 8:11 pm

Bom...está legal e acho que pode ajudar bastante,vou deixa-lo fixo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://islandrpgmaker.forumeiro.com
 
[Iniciante]O Roteiro do seu RPG
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [Roteiro]Sem Nome

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Island RPG Makers-Suporte e Desenvolvimento em RPGM :: Ensinando e Aprendendo :: Escritores-
Ir para: